domingo, 27 de novembro de 2011

Plano de aula

Plano de aula
Série: 4º ano do Ensino Fundamental 
TEMPO ESTIMADO
45 minutos.
OBJETIVOS
Desenvolver habilidade de resolver operações de adição com números naturais;
Desenvolver o raciocínio lógico matemático;
Promover a cooperação e integração dos alunos.
CONTEÚDOS
Adições com números naturais.
HABILIDADES
Explorar o raciocínio lógico;
Executar produções coletivas oralmente;
Aguçar o gosto pela matemática de forma lúdica;
Atenção nas atividades propostas, para a realização do trabalho com êxito;
DESENVOLVIMENTO
1º momento: Problematização do assunto adição.
2º momento: Dividir a turma em dois grupos com 10 alunos cada;
Entregar crachás numerados de 0 a 9; um algarismo a cada integrante do grupo;
Os grupos devem se posicionar um em frente ao outro;
Serão perguntadas algumas operações de adição, por exemplo, 9+7
Como a resposta é 16, os alunos que estão com os algarismos 01 e 06 de cada grupo deverão correr para o local previamente indicado e formar o número 16;                            
Marcará ponto o grupo que formar primeiro e corretamente o resultado.
3º momento: Aplicação de atividade (desafio) xerografada
RECURSOS
ü  Crachás numerados de 0 a 09
ü  Cartolina
ü  Hidrocor
ü  Atividade xerocada
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir da participação dos alunos nas atividades, e contribuições dadas por eles, à percepção da regra e/ou do algoritmo e também as anotações feitas pela professora durante a execução da aula.

A dinâmica da “Corrida das operações” que aconteceu em seguida foi bem movimentada, pois contou com a participação ativa e animada de todos, sendo realizada para um melhor entendimento do tema. Os alunos foram orientados sobre as regras do jogo e explicados que jogo sem regras pode acabar em desentendimentos. Foram tiradas algumas dúvidas durante leitura das regras.
Duas filas foram formadas e postas uma frente à outra, a cada equipe foi entregue placas enumeradas, as quais formavam a sequência numérica de 0 a 09, com a cor azul para equipe 1 e a cor rosa para equipe 2, cada aluno deveria colar a placa com seu número na altura do peito para uma melhor visibilidade dele e dos demais.
Próximo passo foi uma atividade de memorização de e fixação dos seus respectivos números para os alunos entenderem melhor a proposta da dinâmica; ouviram o numero dito e deram um passo à frente quem estava com o numero ditado.
Após a atividade de memorização, iniciamos a dinâmica, em que envolveria a operação de adição. Previamente explicada à classe.
                                                          ANEXOS
Fotos das atividades resolvidas pelos alunos