Plano de aula
Série:
4º ano do Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO
45 minutos.
45 minutos.
OBJETIVOS
Desenvolver
habilidade de resolver operações de adição com números naturais;
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático;
Promover
a cooperação e integração dos alunos.
CONTEÚDOS
Adições
com números naturais.
HABILIDADES
Explorar
o raciocínio lógico;
Executar
produções coletivas oralmente;
Aguçar
o gosto pela matemática de forma lúdica;
Atenção
nas atividades propostas, para a realização do trabalho com êxito;
DESENVOLVIMENTO
1º
momento: Problematização do assunto adição.
2º momento: Dividir a turma em
dois grupos com 10 alunos cada;
Entregar
crachás numerados de 0 a 9; um algarismo a cada integrante do grupo;
Os
grupos devem se posicionar um em frente ao outro;
Serão
perguntadas algumas operações de adição, por exemplo, 9+7
Como
a resposta é 16, os alunos que estão com os algarismos 01 e 06 de cada grupo
deverão correr para o local previamente indicado e formar o número 16;
Marcará
ponto o grupo que formar primeiro e corretamente o resultado.
3º momento: Aplicação de atividade
(desafio) xerografada
RECURSOS
ü Crachás numerados de 0 a 09
ü Cartolina
ü Hidrocor
ü Atividade
xerocada
AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita a partir da participação dos alunos nas atividades, e contribuições
dadas por eles, à percepção da regra e/ou do algoritmo e também as anotações
feitas pela professora durante a execução da aula.
A dinâmica da “Corrida das
operações” que aconteceu em seguida foi bem movimentada, pois contou com a
participação ativa e animada de todos, sendo realizada para um melhor
entendimento do tema. Os alunos foram orientados sobre as regras do jogo e
explicados que jogo sem regras pode acabar em desentendimentos. Foram tiradas algumas
dúvidas durante leitura das regras.
Duas filas foram formadas e
postas uma frente à outra, a cada equipe foi entregue placas enumeradas, as
quais formavam a sequência numérica de 0 a 09, com a cor azul para equipe 1 e a
cor rosa para equipe 2, cada aluno deveria colar a placa com seu número na
altura do peito para uma melhor visibilidade dele e dos demais.
Próximo passo foi uma
atividade de memorização de e fixação dos seus respectivos números para os
alunos entenderem melhor a proposta da dinâmica; ouviram o numero dito e deram
um passo à frente quem estava com o numero ditado.
Após a atividade de memorização,
iniciamos a dinâmica, em que envolveria a operação de adição. Previamente
explicada à classe.
ANEXOS
Fotos das atividades
resolvidas pelos alunos

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua participação é de grande importância para nós!